O Ceratocone é uma doença que afeta a córnea, estrutura transparente, externa do olho. Nesta doença, a córnea torna-se progressivamente mais fina e irregular, resultando em distorção e embaçamento das imagens. Até pouco tempo atrás, o transplante de córnea era o único tratamento curativo para o ceratocone. Atualmente um novo e revolucionário tratamento vêm mudando a história desta doença: o Cross-linking. Esta é a primeira possibilidade real de tratamento clínico do ceratocone. O objetivo é estacionar e impedir a progressão da doença. O Cross-linking causa um “fortalecimento” da córnea, que pára então de abaular, o que permite que muitos pacientes permaneçam em estágios iniciais, evitando a evolução para transplante de córnea.
O Ceratocone inicia geralmente por volta dos 14 a 20 anos de idade, com evolução até aproximadamente 40 anos, quando então, na maioria dos casos, há estabilização. Entretanto, durante os anos de atividade da doença, sua progressão pode ser muito variável. Alguns casos cursam lentamente, enquanto outros, infelizmente evoluem para necessidade de transplante de córnea. Existe, em alguns casos, uma base genética hereditária, por isso é recomendado que parentes de pessoas com esta doença sejam examinadas. Coçar os olhos também estáassociado à piora desta doença e este hábito deve ser evitado.
O diagnóstico exato se faz através de exames específicos, entre eles a Tomografia de Segmento Anterior (PENTACAM ®). Ao contrário do que muitos pensam, óculos, lentes de contato rígidas/gelatinosas ou ainda o anel estromal não causam a estabilização da doença. Eles são recursos para permitir uma melhor visão, mas a doença poderá continuar avançando. O tratamento com Crosslinking clássico é realizado com anestesia tópica (colírio).
Faz-se uma raspagem superficial da córnea e aplica-se uma gota de colírio de riboflavina a cada 5 minutos, por 30 minutos. O olho a ser tratado é exposto durante 30 minutos a luz ultravioleta específica. Completado este período coloca-se uma lente de contato especial até que o olho cicatrize por completo. Existe ainda a forma rápida de tratamento (10 minutos), indicada para casos específicos. O objetivo do tratamento não é corrigir o grau e sim evitar que a doença piore.
Quanto mais cedo for realizado o tratamento, melhores os resultados. O ceratocone atualmente deixou de ser um vilão imbatível. Existe tratamento sem que seja o transplante e vários pacientes podem continuar com boa visão com o diagnóstico e tratamentos precoces.