Oftalmologia
A oftalmologia é uma especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças e erros de refração apresentados pelo olho. A visão é a capacidade que o indivíduo tem, por meio do olho, de perceber o universo que o cerca. Oitenta por cento da relação do ser humano com o mundo se dá através do sentido da visão. Para que o sentido da visão seja aproveitado de maneira plena, é fundamental que toda a via sensorial visual esteja perfeita (os dois olhos, os nervos ópticos e o cérebro, mais especificamente o córtex cerebral occipital)."
Anatomia do olho humano
O olho é o órgão sensorial da visão e suas partes principais são:
• Cristalino - é a lente dos olhos, se localiza entre a íris e o vítreo;
• Pupila – localiza-se no centro da íris, é a porta de entrada; é ela quem regula o fluxo de luz para a retina;
• Íris - é a parte mais visível (e colorida) do olho;
• Córnea – camada externa do olho é a parte anterior transparente e protetora do olho;
• Retina - é a parte do olho responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão;
• Mácula – é uma região da retina onde se encontra a maior densidade de células fotorreceptoras do tipo Cones do olho, responsáveis pela visão de cores.
Os principais problemas visuais são os distúrbios de refração - Quando existem problemas no cristalino ou na córnea, acontecem os distúrbios de refração (ametropias). Os principais problemas de refração são: Miopia, Hipermetropia, Presbiopia e Astigmatismo. Estes distúrbios de refração podem aparecer sozinhos ou associado a outros distúrbios de refração. Eles podem ser corrigidos com o uso de óculos. A visão de quem tem astigmatismo é semelhante à de alguém que vê uma imagem borrada, como a de uma televisão com a antena desreguladas onde vê-se um “fantasma” de cada pessoa. Podemos citar outras importantes doenças oculares, dentre as quais : catarata, degeneração macular, glaucoma, retinopatia diabética e ceratocone.