Acupuntura
O que é a acupuntura?
Originária da China, a Acupuntura é um tratamento médico que se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície corporal, para tratar doenças e promover a saúde. Ela é reconhecida como especialidade médica desde 1995, pelo Conselho Federal de Medicina. Durante a sessão de acupuntura as agulhas ficam inseridas durante 15 a 40 minutos e depois são retiradas.
Como age a acupuntura?
A ação da acupuntura se dá através da inserção da agulha que estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes. A “mensagem” gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro). Aí, deflagra a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes, tais como analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além da ação moduladora sobre as emoções, o sistema endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.
Quais as suas indicações?
O campo de atuação da Acupuntura é amplo. Tanto nas pesquisas clínicas como na prática diária, tem-se observado uma grande eficácia no tratamento de inúmeras doenças e disfunções orgânicas: neurológicas, psiquiátricas, ortopédicas, reumatológicas, entre outras. Diante disso, a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) relacionou todas das doenças tratáveis pela Acupuntura.
Como é realizada a consulta?
O atendimento é realizado por um médico acupunturiatra e vai muito além que simplesmente “inserir agulhas no corpo do paciente”. Essa é apenas uma das etapas de uma série de procedimentos que obedece à mesma sequência de uma consulta médica de outra especialidade. Após o diagnóstico clínico é que o médico decide se a Acupuntura é indicada para aquela situação clínica e se há a necessidade de prescrever alguma medicação, bem como associar outra forma complementar de tratamento.